terça-feira, 29 de junho de 2010

Tenho andado arredado dos assuntos da freguesia e só hoje tive a opurtonidade de ler este comunicado que aqui publico, mas que transmite a realidade do funcionamento da nossa junta de freguesia. Parabéns á oposição que pela primeira vez nestes ultimos trinta e tal anos de democracia esta a fazer o seu trabalho aqui na nossa Terra.

Comunicado dos Membros Eleitos pelo Partido Socialista à Assembleia de Freguesia de Chãs de Tavares

Após a leitura atenta do comunicado do Sr. Presidente da Junta, do dia 20 de Maio de 2010, temos a informar a População dos seguintes factos:

1- As contas de gerência de 2009 não foram aprovadas pelo facto de os membros eleitos pelo Partido Socialista terem votado contra e os membros eleitos pelo PSD terem optado, de forma responsável, pela abstenção. Esta decisão decorreu da análise dos documentos elaborados e apresentados pelo actual Executivo da Junta de Freguesia.

Ao contrário do que refere o Sr. Presidente, as razões que levaram a este acontecimento foram de vária ordem e estão devidamente registadas em acta de assembleia para quem as quiser consultar. A saber:
a) ordens de pagamento e respectivos pagamentos sem descrição dos serviços efectuados;
b) ordens de pagamento sem facturas associadas;
c) pagamento de juros a entidades bancárias sem qualquer tipo de consulta à Assembleia de Freguesia;
d) falta de alguns documentos de apoio obrigatórios, como o inventário e mapas de operação de tesouraria;
e) ficou provado, com a apresentação de um recibo, que a Junta de Freguesia recebeu verbas que não apareciam inscritas em nenhuma rubrica, na prática a Junta recebeu dinheiro mas não apareceu registado nas entradas de receitas;
f) na rubrica Material Educação e Recreio com uma verba registada de mais de 5000 euros (1000 contos em moeda antiga), justificada na sua maioria com facturas de restaurantes e comida.
Em nenhum momento foi posta em causa a dignidade e honestidade de qualquer funcionário da Junta de Freguesia.

2- A penhora efectuada pelo IFADAP resulta de uma ordem do tribunal, pelo que pressupõe um processo judicial. Questionado sobre este processo o Sr. Presidente da Junta referiu nada saber, mas que se iria informar de imediato sobre os factos.
Nada temos a ver com este facto, ao contrário de outros estamos apenas preocupados com o futuro da Freguesia e com os bens daqueles que efectuaram compras de terrenos à Junta e ainda não procederam ao seu registo, os quais poderão vir a ser leiloados em hasta pública se o IFADAP fizer novo arresto de bens para pagamento da dívida da Freguesia.

3. Porque também, como o Sr. Presidente, acreditamos na dignidade na política eis alguns factos da realidade da nossa Freguesia:
a) na última assembleia de freguesia foi apresentada uma cópia da célebre factura dos porcos no espeto, no valor de 4950 euros, pagos pela Câmara Municipal de Mangualde e consumidos na Freguesia de Chãs de Tavares;
b) os serviços dos CTT estão suspensos por falta de condições para o normal funcionamento do serviço na Junta de Freguesia;
c) a dívida da Freguesia apresentada em Maio de 2009 e após já terem sido efectuados alguns pagamentos pelo actual executivo, é superior a 38 000 euros;
d) no ano de 2009, a Junta de Freguesia passou 4 cheques sem cobertura;
e) o pagamento da comparticipação da estrada Corvaceira – Chãs de Tavares. foi efectuado pela Câmara Municipal, pelo que o que está escrito na Placa referente à execução da obra não corresponde à verdade;
f) foi decidido, em Assembleia de Freguesia, que a Junta teria de rectificar a proposta de Orçamento para 2010, em virtude da mesma estar mal elaborada e não respeitar a lei;
g) durante o mês referente às eleições de 2009 a factura de telemóvel da junta foi de mais de 330 euros;
h) a Junta de Freguesia estava até ao final de Dezembro de 2010 a pagar a comparticipação de um POC para uma funcionária que está ao serviço do Centro do Dia.
Pelo facto de trabalharmos com a verdade e podermos comprovar tudo o que afirmarmos, também nós acreditamos na Justiça.
Chãs de Tavares, 1 de Junho de 2010

Alexandre Constantino

Sem comentários: