segunda-feira, 30 de junho de 2008

CHÃS DE TAVARES CASTRO DO BOM-SUCESSO

Existem visitantes que fazem reparos, à atenção das pessoas competentes cá da terra, junto publico texto que encontrei na net.
A propósito a pedra na fotografia desapareceu alguém sabe do seu paradeiro ou alguém fez alguma denuncia às autoridades respectivas, ou será que ninguém deu pela sua falta? desta e de outras que se encontravam no mesmo local.


"Ainda dentro do concelho de Mangualde, fomos ao suposto Castro do Monte do Bom Sucesso, a cerca de 765 metros de altitude, na freguesia de Chãs de Tavares. Não se encontra qualquer tipo de informação sobre ser um castro. O que se consegue ver é um monte cheio de silvas e ervas altas (mais uma vez!), totalmente devotado ao abandono de qualquer género de conservação. Para além disso, a via romana que se sabe existir também está escondida algures no meio desta descuidada vegetação. É lamentável que tal suceda, visto que é um um local com uma vista assombrosa que se estende até à Serra da Estrela, partindo de um monte em cujo topo se encontra uma muralha circular, em que o centro é um vértice geodésico. No interior dessa muralha podemos encontrar pedras muito antigas (gravadas com figuras de vieiras e formas circulares), assinalando uma certa presença ritualística. Descemos desse topo através de uma ampla e antiga escadaria que nos conduz ao sopé onde foi erguida a capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso. Desta vez, os sons da natureza foram substituídos, desagradavelmente, pelo ruído das duas pedreiras que circundam o Monte do Bom Sucesso. Tudo em nome de outras prioridades, pelos vistos. "
retirado do blog http://teiadeariana.blogspot.com/

2 comentários:

Anónimo disse...

http://barbeariadomirra.blogspot.com/ VALE A PENA VISITAR

Anónimo disse...

viva Chãs de Tavares, aldeia mais bela que Deus ao mundo deitou. aguardo conhecer mais gente da terra pois minhas "raizes" são daí. meu mail é tripeiro_king@hotmail.com