quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

RECORD DO GUINNESS

Para se bater um record Guinness (marca registada) é preciso que a empresa detentora da marca o reconheça, claro. Até para usar o nome Guiness e o seu logótipo é necessária autorização.
Normalmente, o candidato propõe-se bater um record (preenchendo um detalhado "processo" e pagando a inscrição). Se o Guinness aceitar a candidatura (há casos em que não aceita associar o seu nome a alguns records), marca-se a data e, na maior parte dos casos, o Guinness nomeia um representante para validar as provas. O processo é moroso mas pode ser mais rápido se o candidato pagar o respectivo serviço expresso. De qualquer forma a empresa é rigorosa: só é considerado um record Guiness se forem validadas as provas por um representante no local ou através da análise e certificação dessas "evidências". Mais tarde, o Guinness aceitará ou não tal record.
Tendo ouvido o presidente da Junta de Aldeia Viçosa declarar vitória e dizer que o "maior tacho de arroz doce" da sua terra era um novo record Guinness pensei que seria melhor confirmar, por motivos óbvios. Acontece que, na televisão, também não vi nenhum representante do Guiness, o que me tiraria logo as dúvidas. Perguntei, pois, ao Guinness World Records de quem era o record do "maior tacho de arroz doce" e se Aldeia Viçosa tinha requerido ou submetido a proeza para confirmação.
Resposta:
"Prezado Sr. Rodrigues-

O único record que temos para o maior arroz doce é uma porção de 303.74 kg pela cidade de Serres em Grécia em 6 Junho 2010. Temos nada sobre a Aldeia Viçosa na nossa sistema.

Muito obrigado,
Guinness World Records".

Esta é a resposta. "Nada sobre Aldeia Viçosa no sistema" do Guinness. Neste momento. Hoje. No entanto, o presidente da junta já disse o que disse e já usou a marca. Não me quero alongar mais. E espero que haja um erro qualquer do Guiness, apesar de ser uma máquina organizadíssima. Quem souber mais que o diga.


Ver mais aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Segundo o jornal Público:
"No próximo verão, Mangualde, em Viseu, vai ter uma praia artificial com água salgada, um areal, bares, concertos internacionais e o homem das bolas de Berlim, num investimento de um milhão de euros, hoje apresentado em Lisboa."
Será desta que Mangualde, em Viseu, (não percebi!) vai ao fundo? será que o jornalista que escreveu esta crónica não conhece Mangualde, cidade do Distrito de Viseu?