quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O Roncolho





















Era fim do dia e como tinha a boca seca fui á TaskadaTiaMikas beber uma tacita de branco espeta-e-deixa, fresquinho na companhia do meu amigo ti Eulampio que já se encontrava na Taska.
Já íamos para aí na 3ª rodada quando chega o tio Simplicio Simplório da Simplicidade Simples e o ti Eulampio do Meio Quartilho diz-lhe:
Então oh roncolho onde tens andado?!
Ele lá lhe respondeu.
Mas, Roncolho! Roncolho! Esta palavra naquele momento ficou a zunir-me na moleirinha talvez por causa do espeta-e-deixa e indaguei o Eulampio.
- Oh Eulampio porque chamas-te o Simplicio de "roncolho"?!
E ele repondeu:
Então tu não vês que ele é um roncolho!
E, eu nem jus nem mus, pois não sabia o que queria dizer a palavra roncolho.
Mas a sábia da Micas Pechincha (dona da Taska) ripostou com o Eulampio:
- Tu já viste se é roncolho?! Bem parece-me que sim!
O Eulampio ficou-se, parecendo-me até um pouca encavacado com a indagação da tia Micas..
Bem, o ti Simplicio Simplório da Simplicidade Simples, faz mesmo justiça ao nome com que foi batizado na velha Igreja cá do burgo, porque para ele está tudo bem, o que se chama uma paz de alma, mas aquela afirmação da Micas [tu já viste...] e o encavacamento do Eulampio, deixou-me de pulga atrás da orelha e pensei o que quererá dizer "roncolho".
Esta palavra ou melhor adjectivo, já eu tinha ouvido chamar a várias pessoas nesta freguesia, fulano é um roncolho cicrano é um roncolhozito.... e mais cheguei á conclusão que esse adjectivo é usado e abusado ainda mais por uma pessoa cá do sitio que é o Reininho de Nove Outubro Dois Mil e Cinco, assim como outros da mesma laia, então o que quererá dizer esta palavra!

Bem isto das novas tecnologias permite-nos que em poucos segundos tenhamos as repostas ás nossas duvidas e assim descobri no Dicionário Digital:
roncolho; do Franco rank, derrengado
adj.,
que tem um só testículo;
mal castrado.
Quer dizer que um roncolho é um homem sem "tomates" e um gajo que não tem tomates é um zé ninguém, um larilas!
Mas o ti Simplicio até tem uma prole de filhos pelo menos 8 que eu saiba!
Então roncolho no sentido que essas pessoas querem dar é mais daquele que não faz mal a uma mosca são os que se vergam debaixo deles, porque não têm tomates, será!?
Meus, amigos e conterrâneos não queiram ser uns roncolhos insurjam-se contra os que ousam em usar este adjectivo em si e nos seus amigos. Eu jamais o permitirei que ponham em causa a minha masculinidade.

Ass.: Vivelino, Venenoso, Corrosivo e Fedorento



Fonte:
http://tiamikas.blogspot.com/

8 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Jorge Lemos
Apesar de não haver uma aproximação de natureza familiar, ou de amizade estreita entre nós, eu conheço-o e temos uma coisa em comum, que é gostar muito da nossa terra, e de nos preocuparmos um pouco com o seu desenvolvimento.
Por isso foi com essa expectativa que lhe dei autorização para publicar o meus posts, dependendo no entanto de situações que eu achar convenientes para colaborar com a cedência de outros.
No entanto quero iformá-lo que como estou ausente daí das Chãs(por algum tempo) mas, não deixarei de estar atento ao que por aí se vai passando.

Um abraço do Vivelino
"Pela Chãs"

Anónimo disse...

Vê-se logo quem é capitalista!
Foi o unico que conseguiu comprar o franchising da TaskadatiaMikas!
Já agora quanto pagou?

Anónimo disse...

Parabéns J.Lemos, conseguiu que a taska não feches, só mudou de instalações. Um reparo, A taska da mikas só tem um dono, que é o Vivelino, tou certo?! Começou sempre por falar em "eu", depois em "nós", agora neste post, volta o "eu". Estou muito atento, Sr. Vivelino! Gostei de "pela Chãs", mas o que?! J.Lemos, taska aberta, muda de vinho que o vinho da mikas fez mal ao(s)dono(s). Se o vinho for bom, nunca fecha. Publica tudo, não faças como o mocho, e a tiamikas.

Anónimo disse...

J.Lemos, tem que acertar o relogio, ainda pode confundir o Sr.Vivelino. A esta hora já está de fds. A taska só vai abrir na segunda-feira, porque será? abraço

Anónimo disse...

Rancolho = Bagual mal castrado, tendo ficado uma porção de testículo responsável pela produção de testerona que lhe dá agressividade física e sexual. Talvez por isso o Simplício tenha 8 filhos.
Rancolho também pode ser um nomehttp://www.portaldalinguaportuguesa.org/?action=lemma&lemma=45600
Um beijo desta amiga...

Anónimo disse...

Epa, fodsss, vou deixar de vir aqui ao tojal, tou farto de me picar, (e não são diabetes), não haveria uma localização melhor para a taska, assim onde posso buber um copito, sem me picar nos tojos? :)
Ass.:Manolo Sininho Reininho Guardanapo Uda Distração disparador Cataerva Armando Guerra Obeta Celina Palavra Deixaandar Passa canatando Eulimpio Irrequieto e com a participação especial de Miguel Batessola

Unknown disse...

Cumprimentos.
Há sinais de vida virtual e não só em Chãs de Tavares.
Força CHÂS DE TAVARES

Anónimo disse...

Amigo do toj@al, o vinho da tia mikas era melhor.