quarta-feira, 9 de julho de 2008

CARRO ELECTRICO / RENAULT / SOCRATES / BRINCADEIRA com o nosso dinheiro

Do que li até agora sobre o carro eléctrico de Sócrates, tiro o seguinte:
- Portugal compromete-se a criar uma infraestrutura de abastecimento para um carro produzido em França
- Portugal compromete-se a subsidiar a produção de carros franceses através da redução do imposto automóvel
- O carro eléctrico em causa é economicamente inviável. Tem um custo significativamente superior a um carro idêntico a combustíveis fósseis.
- Este projecto baseia-se no pressuposto de que o futuro será uma extrapolação do passado. Se, entretanto, ocorrer uma inovação inesperada (por definição, todas são) a infraestrutura de abastecimento do carro eléctrico terá o mesmo destino que os projectos de “uma caixa de correio electrónico para cada português”.
- O carro eléctrico em causa parece requerer tempos de abastecimentos longos, o que o torna desde logo pouco competitivo em relação a outras soluções em desenvolvimento.Se assim for, grande parte da infraestrutura de abastecimento corre grande risco de estar obsoleta no dia em que o primeiro carro sair da fábrica.
- A entrevista do ministro do ambiente ao Jornal de Negócios é esclarecedora. Diz o ministro que a grande vantagem da ideia é o cumprimento do Protocolo de Quioto (o carro será lançado no ano em que o Protocolo de Quioto expira e em que o ministro já não será ministro). Em relação ao custo/benefício, o ministro responde que essa não é a questão.
do Blasfémias

3 comentários:

Anónimo disse...

Essa ideia sobre o carro eléctrico é completamente retrogada
Trabalho em veiculos electricos há mais de 4 anos

Factos:

- O carro electrico não polui
- Um motor electrico é 4vez mais potente que um motor de combustao interna (ex. um motor electrico de 30 KW = 40.284 Cavalos. Sendo o motor electrico 4 vezes superior ao de combustão interna, visto que á saida o motor electrico debita o seu binário máximo, ao contrario dos motores de combustao que so atigem o seu binario máximo a altas rotações normalmente entre as 3mil e 4mil rotações. Então faz-se 40.284*4 = 161.136 Cavalos
Um motor de 40Cv electrico corresponde a um motor de combustao de 160 CV.
- O motor electrico nao precisa de manutenção constante, como mudanças de oleos, velas, etc.
- Actualmente já é possivel ter uma autonomia de cerca de 700km, o equivalente a um carro a gasolina actual.
- Os carros electricos não são mais caros que os de combustão interna, pois os componentes electricos, excepto baterias são bem mais baratos
- Facto: os primeiros carros que surgiram antes do senhor Ford inventar o carro a combustivel eram todos electricos
- Facto: Só fala mal do carro electrico quem defende as petroliferas ou tem interesses pessoas

Jhac disse...

Sem desrespeito ao "dono" do blog, o comentário sobre o carro eléctrico é completamente infundado... O carro 1 ano depois vai ser lançado no resto da Europa, o que Portugal conseguiu foi um ano de exclusividade só isso.

Para além da pressão que isso vai colocar nos outros países e empresas do sector, um ano depois a Europa e o Mundo vão ter o mesmo carro...

E lá ia Portugal andar na cauda a criar as condições depois dos outros, neste momento vamos estar 1 ano á frente e a unica coisa que tivemos de fazer foi dar coisas que por força do mercado iriamos dar de qualquer maneira um ano depois... Além disso os beneficios fiscais já existem, isso foi gafe do 1º Ministro, e as outras condições vão ser criadas através de parcerias e pouco ou nenhum dinheiro vão tirar ao estado.

Anónimo disse...

Pois estou bastante interessado em adquirir um carro electrico, o que penso que não é nada fácil. se o Sr. Anonimo ler este meu comentario por favor, se possivel, envie-me algum contacto que eu possa obter mais informações acerca desses mesmo veiculos, para o email Alentejanitos@sapo.pt. Mt Obrigado