quarta-feira, 1 de abril de 2009

frases


Para José Sócrates, o dia 1 de Abril é sempre que um primeiro-ministro quiser.

2 comentários:

Anónimo disse...

Presidente da Câmara de Mangualde fala em integração e promoção
"O trabalho do município visa, sobretudo, não criar clivagens nem grandes diferenças entre a sociedade civil e a comunidade cigana", afirmou ontem ao nosso jornal Soares Marques, presidente da Câmara Municipal de Mangualde.
A autarquia foi referenciada pelo seu papel de integração e promoção da comunidade cigana pelo Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI), a propósito da abertura das candidaturas a mediadores municipais junto das comunidades ciganas, assunto que abordaremos um pouco mais à frente.
Soares Marques especificou que, em termos de trabalho, os portugueses de etnia cigana que vivem no município que dirige laboram em "perfeita igualdade relativamente aos restantes cidadãos, integrando programas ocupacionais".
Essa integração estende-se ao campo habitacional, pois a Câmara Municipal de Mangualde tem realojado muitas famílias, assim como recuperado várias habitações.
"A intenção é comprometer esses cidadãos com os seus direitos e deveres, sabendo que se querem beneficiar das mesmas condições do resto da população têm de pagar as taxas da água e saneamento", apontou o autarca. Trata--se, pois, no entender de Soares Marques, de criar hábitos de responsabilidade.

Dirigido a todas
as Câmaras

Ora, o Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI) anunciou ontem a abertura oficial do período de candidaturas ao Projecto-Piloto para Mediadores Municipais junto às comunidades ciganas.
Uma fonte ACIDI referiu que a iniciativa vem na sequência da "análise positiva feita nos últimos anos à actuação dos mediadores em contextos multiculturais", ou seja, a acção desenvolvida por cidadãos de etnia cigana respeitados pela sua comunidade.
Nesse ponto, revelou que a "Câmara Municipal de Mangualde é muito activa nesse campo e mostrou grande receptividade", facto que viríamos a confirmar junto de Soares Marques, presidente da edilidade mangualdense.
O Projecto-Piloto tem como objectivos melhorar o acesso das comunidades ciganas a serviços e equipamentos locais, e promover a comunicação entre a comunidade cigana e a comunidade envolvente, com vista à prevenção e gestão de conflitos.
É dirigido a todas as câmaras municipais de Portugal Continental que, tendo comunidades ciganas entre os seus habitantes, reconheçam a importância de estabelecer pontes para um diálogo construtivo.

Acções de formação

Com efeito, a acção visa colocar mediadores nos serviços das autarquias ou em iniciativas promovidas por estas, no âmbito de um programa de formação em contexto de trabalho. Os mediadores, preferencialmente ciganos, residentes na área de intervenção da autarquia ou em concelhos limítrofes, serão seleccionados para este projecto sob proposta dos municípios.
O Projecto-Piloto contempla a aprovação de 10 candidatos. As candidaturas - cuja formalização deverá ser feita até ao dia 15 de Maio - serão analisadas segundo critérios de pertinência, exequibilidade e sustentabilidade, e classificadas com base em coeficientes de ponderação.
Ainda no âmbito do Projecto, o ACIDI propõe-se ainda conceber e coordenar um conjunto de acções de formação dirigidas aos mediadores, centradas em três grandes áreas: Leis e Normas Institucionais, Mediação e Comunicação
Será que vai conseguir??

Anónimo disse...

Novo blog http://nosacreditamos2009chas.blogspot.com/