terça-feira, 27 de maio de 2008

Comissão Nacional de Eleições
Centenas de erros detectados nas eleições autárquicas de 2005


A Comissão Nacional de Eleições (CNE) detectou quase uma centena de casos de erros na atribuição de mandatos nas autárquicas de 2005, por incorrecta aplicação do método de Hondt, e em 15 eleições as falhas alteraram resultados...
...
Entre os erros detectados e que tiveram influência no número de mandatos atribuídos está o da Assembleia Municipal de Ponta Delgada.
Os restantes 14 casos referem-se às freguesias de Guetim (Espinho), Mesão Frio (Guimarães), Campolide (Lisboa), Reguengo Grande (Lourinhã), Covelas, Mesquinhata e Santa Marinha do Zêzere (Baião), Fazendas de Almeirim (Almeirim), Moledo (Caminha), Calvelo (Ponte de Lima), Vilarinho das Paranheiras (Chaves), Celeiros (Sabrosa), Chãs de Tavares (Mangualde) e Póvoa de Penela (Penedono).
Fonte:LUSA/SOL

6 comentários:

Anónimo disse...

Interessante... fui pesquisar para saber k metodo foi esse k usaram nessas freguesias...
Afinal o k deu erro??
Qual a aplicação errado de um metodo matematico???
ahhhh deve ser a historia ainda das sra. professoras k não ensinaram bem matematica!!

Gostava que me respondesses...

Já agora e para que todos saibam:

O Método de Hondt, também conhecido como método dos quocientes ou método da média mais alta de Hondt, é um método para alocar a distribuição de deputados e outros representantes eleitos na composição de órgãos de natureza colegial. O método tem o nome do jurista belga que o inventou, Victor D'Hondt. O método é usado em Portugal, Brasil e em muitos outros países.
O método consiste numa fórmula matemática, ou algoritmo, destinada a calcular a distribuição dos mandatos pelas listas concorrentes, em que cada mandato é sucessivamente alocado à lista cujo número total de votos dividido pelos números inteiros sucessivos, começando na unidade (isto é no número 1) seja maior. O processo de divisão prossegue até se esgotarem todos os mandatos e todas as possibilidades de aparecerem quocientes iguais aos quais ainda caiba um mandato. Em caso de igualdade em qualquer quociente, o mandato é atribuído à lista menos votada.
(...)
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_de_Hondt

Anónimo disse...

Qual o espanto!

Por acaso há alguma anormalidade!

Qual a diferença entre Chãs de Tavares e qualquer outra terra de um país do 3º mundo.
Ainda falam do Robert Mugabe do Zimbabwe!

Anónimo disse...

"PENSO...LOGO ARGUIDO"

- Preciso de te perguntar umas coisas.

- Sobre o quê?

- Sobre o Presidente.

- Em minha casa, na tua ou na esquina do café?

- Não é esse, do Mugabe do Zimbabwé.

- Ah! Então acho que podemos falar aqui mesmo no belogue.

(conversa de barbearia)

Anónimo disse...

Lamentavelmente, parece que para se falar de tal senhor, qualquer canal da net é perigoso. Voltamos ao fax? Não admira que haja quem já o chame de faxista.

Anónimo disse...

se houve erros, porque nao oerguntar aos elementos da mesa? eu nao votei, nem nunca houvi nada. quem esteve na mesa, e que eram os delegados dos partidos?

123456 disse...

Alexandre Constantino
Para que se saiba não cabe aos delegados, ao presidente da junta ou aos elementos da mesa atribuir os mandatos.

Estes têm apenas como função organizar e orientar os trabalhos que decorrem das eleições.

O apuramento provisório é efectuado normalmente dois dias depois por uma comissão, a qual é presidida por um Juíz de direito, pelo Delegado do ministério público, dois professores de matemática e cerca de 5 presidentes de mesa.

Cabe a esta verificar os votos válidos, nulos e em branco e calcular os mandatos a atribuir de acordo com o referido método. Depois a proposta é enviada para CNE que terá que validar os resultados.

Os professores de Chãs de Tavares só poderão ter influência se todas estas pessoas frequentaram a mesma escola.

Saliento ainda o facto que muitos podem terminar a sua escolaridade e no entanto apresentar um significativo número de negativas tendo bons ou maus professores.

De acordo com a noticia, pelo que li e interpretei, o erro não foi na atribuição dos mandatos mas sim na sua publicação, o que poderá ter decorrido de um erro humano durante a transposição dos resultados.