terça-feira, 24 de março de 2009

A INCOMPETÊNCIA É FOGO QUE ARDE SEM SE VER

Ainda mal começou a Primavera e os incêndios já apareceram em força. Esta manhã, à semelhança do que tem acontecido nos últimos dias, deflagraram quatro incêndios que estão fora de controlo e a consumir mato e floresta, todos eles em áreas protegidas. Não será descabido recordar a sangria que o actual Governo infligiu aos quadros do Ministério da Agricultura. Em nome de uma poupança de merceeiro, mandaram-se para casa guardas florestais, já na altura insuficientes para cobrirem cabalmente a totalidade da área de mata nacional, todavia considerados “a mais” à luz de uma lógica de combate a pretensos “poderosos interesses corporativos”. Ao mesmo tempo, desde o início do mandato do actual Governo, muitos milhões em subsídios comunitários têm sido desperdiçados pelo mesmo Ministério.
E não tem sido por falta de candidaturas.
Os projectos amontoam-se, à espera da luz verde ministerial que a incompetência teima em não acender.
E é a mesma incompetência que, em tempos de crise profunda, não tem a capacidade de implementar um plano nacional de limpeza de matas e de incentivos ao seu ordenamento, de forma a aproveitar os fundos comunitários que desperdiça, quer no combate aos incêndios florestais, quer no combate ao desemprego.
Vamos chegar ao Verão com mais quilómetros ardidos e com mais desempregados. Já sabemos que, quando os segundos protestam, estão a ser instrumentalizados por alguém indicado pelos senhores da inércia.
Os fogos estivais que se adivinham poderão perfeitamente ser enquadrados numa qualquer campanha perpetrada pelos mesmos responsáveis por um Governo que tudo fez para evitá-los. A incompetência é fogo que arde sem se ver.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo inteiramente.A incompetência deste governo arde e vê-se!