quinta-feira, 1 de novembro de 2007

NOÉ EM PORTUGAL

Um dia, o Senhor chamou Noé que morava em Portugal e disse-lhe:
Dentro de 6 meses, farei chover ininterruptamente durante 40 dias e 40 noites, até que todo o Portugal esteja coberto pelas águas.
Os maus serão destruídos, mas quero salvar os justos e um casal de cada espécie animal.
Vai e constrói uma arca de madeira.
Chegada a altura, os trovões deram o aviso e os relâmpagos cruzaram o céu.
Noé chorava, ajoelhado no quintal da sua casa, quando ouviu a voz do Senhor soar furiosa, entre as nuvens:
- Noé, onde está a arca?
- Perdoe-me, Senhor, suplicou o homem!
- Fiz o que pude, mas encontrei dificuldades imensas:
- Primeiro tentei obter uma licença da Câmara Municipal, mas, além das taxas elevadas para obter o alvará, pediram-me uma contribuição para a campanha do Partido, para a reeleição do presidente, por causa das alterações ao PDM.
- Precisando de dinheiro, fui aos bancos mas não consegui empréstimo, mesmo aceitando aquelas taxas de juros...
- Os Bombeiros exigiram um sistema de prevenção de incêndio, mas consegui contornar a situação, subornando um funcionário.
- Começaram então os problemas com o Instituto Florestal para a extracção da madeira.
- Eu disse que eram ordens Suas, mas eles só queriam saber se eu tinha o “Projecto de Reflorestação” e um tal “Plano Sectorial”.
- Neste meio tempo, a Protecção dos Animais descobriu alguns casais de animais guardados no meu quintal.
Disseram-me que eram espécies protegidas! Além de pesada multa, fui colocado em prisão preventiva pela posse dos animais.
Valeu-me a pulseira electrónica!
- Quando comecei a obra, apareceu a Inspecção do Trabalho. Multou-me porque eu não tinha um engenheiro naval responsável pela construção.
- Fui à Universidade Independente e comprei um diploma de engenheiro
- Fecharam a Universidade e tive de pôr o diploma no papelão!
Veio o a Inspeção Geral do Trabalho e exigiu contratos de trabalho aos Ucranianos (tive de contratar estrangeiros pois os nossos estavam no desemprego ou a receber rendimento minimo ou no programa novas opurtonidades) tive de ir ao Serviço de Estranjeiros e Fronteiras à Segurança Social ao Instituto de Emprego etc...
Vieram os tipos do Sindicato por causa das ajudas de custo, ameaçaram-me com um processo em Tribunal de Trabalho.
- Em seguida vieram as Finanças! disseram-me que a arca era um “sinal exterior de riqueza“ e agravaram-me o IRS.
Não tive dinheiro para pagar ecolocaram-me a arca sob penhora. E estou a espera para ir a leilão.
- Finalmente, quando a Secretaria de Estado do Ambiente pediu o “Relatório de Impacto Ambiental“ sobre a zona a ser inundada, juntei-lhe o mapa de Portugal. Enviaram-no para o INAG que só vai apreciar o assunto depois de resolver o problema da Costa da Caparica!
Noé terminou o relato a chorar.
Senhor! Que hei-de eu fazer mais?
Notou então que o céu clareava e perguntou:
- Senhor, sempre vais destruir Portugal?
- Não! - Respondeu a Voz entre as nuvens
- Já vi que cheguei tarde! O Sócrates chegou primeiro!



NOTA: Recebi este texto por e-mail . Achei interessante a coincidência com os títulos que aparecem estes dias nos jornais a dizer que Administração Pública tem de ser mais rápida e eficaz, que há funcionários a mais, que existe burocracia em demasia tolhendo as iniciativas dos cidadãos em vez de os apoiar e incentivar, etc.
É frequente apercebermo-nos que os funcionários públicos esquecem que a sua missão é servir o povo e, pelo contrário, o consideram como inimigo a torpedear a cada momento com o máximo sadismo possível.
Pobre Noé; se estivesse em Portugal, não conseguiria salvar a espécie humana.
A razão: perdeu-se a noção da finalidade da administração pública, da máquina administrativa do Estado.
Nada está organizado com clareza, simplicidade, tarefas bem definidas por forma a responsabilizar os servidores, seriedade e repulsa pela corrupção. É indispensável uma verdadeira reforma administrativa para os cidadãos serem bem servidos e apoiados, mas que não fique no tinteiro...

5 comentários:

Al Cardoso disse...

Nao e pelo caminho que tem seguido este governo, que chegaremos la!
Creio que este "post" que ja tinha lido noutro sitio, foca muitos dos nossos males!

Um abraco do d'Algodres.

Unknown disse...

Cumprimentos.

Sem querer fazer um comentário politico, longe disso, este post toca em todos os nossos sectores públicos e é tempo de serem mais céleres e funcionais.

um abraço

PPN disse...

caro jorge
o meu telemovel teve deu o berro e perdi alguns contactos, um deles o seu.
poderá me enviar de novo o seu contacto para ver se nos podemos encontrar para a semana.

Anónimo disse...

http://dizparo.blog.com/
um abraço

Anónimo disse...

'Tive a ver o blog da comissão de Festas 2008, é que gostaria de colocar lá um comentario, o que não foi possivel, pois, o blog não permite comentarios, também reparei que foi publicado pelo tojal, daí eu estar aqui a fazer este reparo, F***** piquei-me tenho de sair até jáááaaaaaaaaaa