quarta-feira, 14 de novembro de 2007

QUEM FOI DAVID SUL DA COSTA?

QUEM FOI DAVID SUL DA COSTA?

Pergunto a alguém que saiba responder.

Em pequeno alguém me disse algumas coisas sobre esse homem, e fiquei com a ideia de que seria um apaixonado pelo Monte de Nª Sª do Bom Sucesso.

Se sabe mais agradeço.

7 comentários:

Anónimo disse...

O Sr. David Sul da Costa, era natural de S. Pedro do Sul. Apaixonada pelo Monte do Bom Sucesso, vivia na casa que hoje pertence ao Sr. Agostinho Felix.
Dizem que era sua pretenssão doar toda a fortuna à Sª do Bom Sucesso, mas creio que os descendente assim nao o entenderam.
Nota: Esta foi a versao que me contaram, carece de confirmação.

Dis disse...

a sempre alguem a espreita publico o post as 23.45 e 20 minutos depois tenho o 1º comentário, impressionante

PPN disse...

De facto ele era apaixonado pelo Monte do Bom Sucesso que quiz comprar o monte para o valorizar e na condição de poder ser fruído por todos. Mas a CMM não lhe vendeu o monte.
Empreendeu ali vultuosas obras, quer no monte, quer na capela, de que ainda são testemunhos os paineis de azulejo.
A sua acção teve um impacto muito negativo no património cultural do monte, quer na capela quer no castro.
Sobre acção dele no Castro leia-se o que escreveu José Coelho na sua "Beira Histórica", p. 396, nota 1:
"Em Setembro de 1938 um individuo, que consta ter-se divorcado e casado 2ª vez, a quem a padroeira da capela fez o milagre de dar um filho, quiz exteriorizar a sua satisfação mandando levantar uma pirâmide no ponto culminante do crasto. Conseguiu este benérito todas as facilidades para a sua empresa; de lamentar é que a obra tão ligeira, deselegante e inútil haja ocasionado vandalismos irremediáveis, como a violação de túmulos castrejos e a destruição de muitos objectos de incontestável valor arqueológico. Quando serão cumpridas as Leis protectoras dos monumentos, obras e espécies de arte e arqueolgia nacionais? Este benemérito a quem se deve a pirâmide ou pinôco (como lhe chamam) de alvenaria, revestida de cal (a qual há muito deve ter desaparecido), num gesto de modéstia bem característico, andou a distribuir quadros de azulejos com os nome dele, do desejado filho, produto milagroso da Senhora do Bom Sucesso, e da mãe que o concebeu, no interior e exterior da capela e no pinôco, onde para imprimir um cunho de mais completo regionalismo, colocou também um pano de azulejos representando o Castelo da Feira!"

Anónimo disse...

Realmente, fazendo fé nas palavras do PPN, foi um "grande" e ilustre homem, cá da terra, por isso até tem um nome de rua!
Só aqui!...
Mas, o que mais lamento é que deixou por cá seguidores!
Estes até estão com ganas de desfazer o monte, é só uma questão de numeros...
Obrigado PPN, pelo seu importante esclarecimento para ficarmos a saber quem foi a 835t4...
E eu apensar que era o puto que canta aquela o «bacalhau quer alho...»
Ao menos esse nunca fez nem mal nem bem á terra.


Ass. Vivelino

Anónimo disse...

Parece-me de bom tom não falar mal de quem já faleceu e nada pode dizer em seu favor, mas talvez seja esta pequenez de espírito e cobardia que mina o progresso da terra mais do que qualquer obra cuja apreciação terá por certo várias interpretações.
O Sr. David Sul da Costa deixou descendência a qual partilha da mesma alegria de viver que lhe foi transmitida por tão nobre senhor; talvez isto incomode alguém a quem asseguramos que não é no mal-dizer que encontrará igual conforto. Talvez deva iniciar a sua busca em gestos nobres e apaixonados que despertam invejas mas, sobretudo, paixões!
Desejamos-lhe tanta felicidade como a que conquistámos.
Família Sul da Costa.

PPN disse...

Cara Família Sul da Costa

Ser´que nos poderia dar mais informações sobre quem foi David Sul da Costa?
Onde nasceu, qual a sua ligação a Chãs de Tavares, onde viveu, etc...

Unknown disse...

nem vao acreditar... mas eu sou bisneta do david sul da costa :)