terça-feira, 22 de janeiro de 2008

FASES DO ENSINO EM PORTUGAL

AO QUE NÓS CHEGAMOS

1ª Fase (antes de 1974) O aluno ao matricular-se estava automaticamente chumbado.Teria de provar o contrário ao Professor.

2ª Fase (até 1992) O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.

3ª Fase (até 2006) O aluno ao matricular-se já transitou automáticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo Professor, que terá de incluir no processo, obrigatóriamente um " curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno, e nalguns casos da própria familia.

4ª Fase (a partir de 2007) O professor está proibido de chumbar o aluno. Nesta fase quem é avaliado é o próprio professor, pelo aluno e respectiva familia, correndo o risco quase certo de chumbar.

5ª Fase ( a de um futuro próximo) Os alunos que saibam escrever o seu nome sem erros, nem precisam de se matricular. Têm acesso directo ao Conselho de Ministros, como consultores privados do 1º Ministro, equiparados a Chefes de Gabinete, com direito a subsidio de almoço, carro privado e telefone. E, caso queiram, titulo de "Senhor Engenheiro"

3 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, a falta de exigência e penalização para quem não trabalha é uma realidade do nosso ensino. Considero que não deve ser "nem tanto ao mar nem tanto à terra". Hoje, ou os encarregados de educação assumem o seu papel de primeiros educadores, ou a sociedade do futuro irá ser ainda mais problemática.

Al Cardoso disse...

Esta um bocadinho exagerado como convem, mas nao deixa de ter muita verdade!

Parabens.

Umabraco d'algodrense.

quintadocochel disse...

O exagero só peca por defeito!
Deus queira que num futuro próximo não estejamos aqui a comentar algo mau, muito mau!
Coitado do meu Portugal pequenino e amordaçado!
Volta António de Oliveira, estás perdoado!