terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O ESTUDO DA (OCDE) SOBRE EDUCAÇÃO EM PORTUGAL

Os peritos tiveram encontros com diversos parceiros, destacando-se os nomeados Directores Regionais de Educação, entre os quais a sempre disponível Margarida Moreira, da DREN. É impossível não ficar deslumbrado com as reformas do Governo, perante uma tão isenta apreciação crítica.
Depois, os peritos, foram levados a falar com a CONFAP, mas não com a
CNIPE. Para o Ministério da Educação, para ouvir os pais, basta reunir com Albino Almeida.
Os peritos reuniram ainda com as Associações Profissionais ligadas ao Ensino Básico. Foram ouvidos os professores de Inglês, de Educação Física e até do ensino Pré-Escolar. Mas, por algum motivo estranho, não foram ouvidas a
Associação de Professores de Português, nem a Associação de Professores de Matemática, nem a Sociedade de Professores de Matemática.
É insólito, se atendermos à importância que estas disciplinas têm no ensino básico.
Afastando os "observadores" internacionais dos "dissidentes", as avaliações e inspecções externas serão sempre muito positivas.
Onde é que eu já vi isto?


Os peritos que realizaram o estudo sobre o ensino básico, a pedido do Governo, reuniram com parceiros locais. Foram perguntar aos autarcas a opinião que tinham sobre as políticas do Governo.

E que autarquias foram ouvidas pelos peritos?

Guimarães (Partido Socialista)
Gondomar (
independente)
Santo Tirso (Partido Socialista)
Amadora (Partido Socialista)
Ourique (Partido Socialista)
Lisboa (Partido Socialista)
Portimão (Partido Socialista)


Não falta aqui nada?
Creio que desta vez a propaganda de Sócrates exagerou.

O envolvimento da OCDE no relatório fica-se pelo prefácio. O Governo, que encomendou o Estudo e escolheu os peritos, convidou também a "Deborah" da OCDE para assinar o prefácio.
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro Jorge lemos
Uma primeira correcção. O estudo não é sobre o ensino básico mas sobre o 1º ciclo. O ensino básico vai até ao 9º ano
A associação de professores de português ou de matemática pouco terão a ver com estes alunos. E estou convencido que a APM e APP até apoiam estas medidas do 1º ciclo. Já a SPM talvez não.
Mas não são a parte mais importante.
por outro lado está tudo clarinho no site no ministério
O estudo sobre a reorganização do ensino no 1.º ciclo, realizado por uma equipa de peritos internacionais independentes, elogia as melhorias introduzidas neste nível de ensino, nos três últimos anos, apresentando recomendações para que as medidas continuem a ser desenvolvidas de uma forma positiva.

Solicitado pelo Ministério da Educação (ME), este estudo corresponde a uma avaliação intermédia, realizada durante a fase de implementação das reformas, com o objectivo de verificar se as medidas desenvolvidas estão a atingir os resultados previstos e se as estratégias adoptadas devem ser ajustadas em função da experiência.

Liderada pelo professor Peter Matthews, esta avaliação seguiu a metodologia e a abordagem que a OCDE tem utilizado para avaliar as políticas educativas em muitos países-membros, ao longo dos anos, com resultados positivos.
pode ser consultado aqui
http://www.min-edu.pt/np3/3167.html
tem lá um link para o estudo
Como se verifica tudo clarinho
Torno a dizer que estes técnicos não andam a fazer favores e a brincar. Nesta questão do 1º ciclo o que tem sido feito está bem feito

Anónimo disse...

só mais um pormenor para além dessas pessoas foram ouvidos
A IGE- José Maria Azevedo
Leonor Duarte
Pedro Teixeira
Especialistas:
Isabel Alçada
João Formosinho
Lucília Salgado
Rosa martins
Coordenadores de Escolas rurais e urbanas
O conselho das escolas: Álvaro Santos
Maria José Carrilho
José Mesquita
Anabela Grácio
Conceição Sousa
o Conselho nacional da Educação:
Júlio Pedrosa
Manuel Miguéns
Teresa Gaspar
E PASME_SE os sindicatos: FNE e Fenprof: Maria José Simões
Samuel Jorge Vicente
Francisco Almeida
Manuel Grilo

QUERIAM MAIS? a lista está no estudo